Ilhas Phi Phi – o que fazer e onde se hospedar

Conhecer uma praia paradisíaca na Tailândia é um sonho para quase todo viajante. As ilhas Phi Phi são um dos destinos preferidos e atraem todo tipo de turista, sejam mochileiros ou consumidores do turismo de luxo. Compostas por duas ilhas principais, uma delas Ko Phi Phi Don, onde estão todos os hotéis, restaurantes e comércio em geral, devastada pelo tsunami de 2004. A outra, Ko Phi Phi Leh, não é habitada e é onde está a Maya Bay, praia famosa por ter sido cenário do filme A Praia com o Leonardo DiCaprio.

Long Beach

Essa praia é tão perfeita, que foi a única que conhecemos em Ko Phi Phi Don. Firmamos base no nosso hotel maravilhoso pé na areia em Long Beach e ali ficamos por 3 dias maravilhosos. A água do mar é cristalina, quentinha mesmo no inverno tailandês em dezembro, raso e calmo, sem ondas, repleto de peixinhos coloridos e pepinos do mar. A areia bem fina e branquinha. Não tínhamos nossos filhos ainda, mas hoje penso em como essa praia seria perfeita para as crianças! No horizonte vemos uma pedra com formato tão característico, que é possível reconhecer Long Beach em qualquer fotografia do mar! Não costumo querer repetir destinos de viagem, afinal o mundo é tão grande, mas sonho em voltar em Long Beach com meus menininhos!

A praia de Long Beach fica um pouco afastada do centrinho do Ko Phi Phi Don. Para chegar até o centro há duas maneiras, uma delas é pegando um táxi barco. Eles estão ali na praia o tempo todo oferecendo o serviço, que é um pouco carinho. A outra maneira, que foi a que utilizamos, é fazendo uma trilha de cerca de 15 minutos, de nível fácil, passando por lindas paisagens.

Para quem prefere a tranquilidade da Long Beach, pode se hospedar por ali mesmo, e foi o que fizemos. Nosso hotel foi uma decisão muitíssimo acertada, por isso deixo a dica para quem estiver procurando indicações.

Paradise Pearl Bungalow – dica preciosa de hospedagem

Nosso estilo de viagem é econômico com conforto, e em Ko Phi Phi Don nos hospedamos no Paradise Pearl Bungalow em Long Beach por indicação de uma amiga, e esta com certeza foi a decisão mais acertada da viagem, por isso quis trazer essa dica de hospedagem. Prestem muita atenção ao reservar seu hotel em Ko Phi Phi Don, não se impressione com o título de Resort ou Bangalô, porque qualquer barraca de sapê no meio do nada eles dão esse nome. Vejam muitas fotos e resenhas no TripAdvisor e desconfie sempre dos baixos preços. O Paradise Pearl Bungalow é um hotel pé na areia localizado na melhor praia da ilha, a Long Beach. É composto por casinhas em estilo tailandês, de madeira, com quarto, sala, banheiro e varanda. A tela mosquiteiro na cama é item de necessidade básica, já que em toda a ilha tem muitíssimos pernilongos.

O restaurante do hotel é maravilhoso, serve um riquíssimo café da manhã, e tem pratos muito saborosos a preços excelentes. Sentar no fim da tarde nas mesas do restaurante, com pé na areia, e poder desfrutar de uma musiquinha com um prato típico tailandês é uma experiência impagável.

Os pratos que pedimos estavam todos deliciosos, e o restaurante também recebe clientes não hospedados.

O hotel também conta com lojinha de conveniência própria e serviço de massagem, que testamos e aprovamos. Tudo com preços um pouquinho elevados para o padrão tailandês, mas ainda assim muito barato até mesmo para a nossa desvalorizada moeda. Tenho muita vontade de voltar nesse hotel levando meus menininhos!

View Point

O mirante da ilha tem uma vista deslumbrante, mas se prepare para andar muito em uma trilha bem íngreme. São dois caminhos para chegar, um mais curto partindo do centrinho, e outro mais longo partindo da trilha de Long Beach, praia onde estávamos hospedados. Fizemos o caminho mais longo e levamos uma hora e meia de subida íngreme para chegar. Uma curiosidade desse caminho é que passamos pelos vilarejos onde moram os habitantes de Ko Phi Phi Don, é desconcertante ver a desigualdade, o abismo econômico que existe entre os moradores da ilha e os seus visitantes… É realmente um momento de reflexão. Mas lá do alto do mirante, quando temos aquela vista fenomenal, nos damos conta que a maior riqueza é mesmo deles!

Centrinho

É no centro de Ko Phi Phi Don que está todo o agito. São muitas opções de hospedagem bem econômicas, uma grande feirinha de artesanato, diversos restaurantes, lojas de conveniência, empresas de turismo local e outros tipos de comércio. É também na praia do centrinho onde estão os bares que fazem as famosas baladas da ilha, regadas a baldinhos de bebida destilada, com shows pirotécnicos e rings amadores de Muay Thai. Uma grande curiosidade é a quantidade de brasileiros na ilha, tanto que é comum escutarmos o português brasileiro no centrinho. Muitos foram como turistas e decidiram se mudar para lá, abrindo restaurantes, empresas de passeios, bares.

Maya Bay

A famosa praia do filme A Praia foi fechada em 2018 pelo governo tailandês, para que ela se recupere dos intensos impactos ambientais sofridos pelo turismo em massa, com previsão de reabertura em 2021. Em nossa viagem em dezembro de 2016 tivemos a oportunidade de visitá-la.

Muitas empresas de turismo local oferecem o passeio a Maya Bay, e escolhemos fazer um passeio combinado com uma atividade noturna em alto mar para observação do fenômeno da bioluminescência dos plânctons luminosos. Dessa maneira, ancoramos em Maya Bay no finzinho da tarde, horário em que todos os barcos de turistas já haviam ido embora, e tivemos por cerca de uma hora a praia todinha só nossa.

A praia merece a fama, é realmente um desbunde. Fizemos a pequena trilha que atravessa a ilha e curtimos o visual de fim de tarde na praia. Nesta pequena trilha tem avisos de rota de fuga em caso de tsunami.

Depois seguimos de barco para ver a bioluminescência. Indico fortemente esse passeio, é um privilégio muito grande poder ver os plânctons luminosos em alto mar na Tailândia, uma experiência incrível! Mesmo com câmeras na água, não é possível fotografar o fenômeno, então não tenho registros, somente na memória!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: