Zaanse Schans

Zaanse Schans é um vilarejo recriado para representar a Holanda de 1850. Quem está hospedado em Amsterdam pode fazer um bate-volta de transporte público, fica bem pertinho. Nós estávamos hospedados em Leiden, com carro alugado, e chegamos após uma hora de estrada, sem nenhuma dificuldade.

IMG_0485
Vista dos moinhos chegando em Zaanse Schans.
IMG_0484
Detalhe de um dos moinhos em funcionamento, aberto para visitação.
IMG_0527
Casas típicas na beira do rio Zaan.

Tudo o que há de mais tradicional na cultura do país, é encontrado em Zaanse Schans: moinhos de vento, tamancos de madeira, queijos, vaquinhas malhadas, casinhas com arquitetura típica e muitos canais.

É considerado um museu a céu aberto, e cheguei a pensar que fosse uma atração meio artificial, mas me surpreendi, Zaanse Schans é pitoresca e autêntica! Os moinhos são históricos, e alguns ainda funcionam produzindo pigmentos, óleo, mostarda e outros temperos. As casinhas típicas também são habitadas, e além disso há muitos trabalhadores na vila.

Para crianças é uma ótima opção de passeio, além da paisagem deslumbrante, há também muitos animais que os pequenos adoram. O único empecilho para visitar Zaanse Schans é o clima instável da Holanda. Nós fomos na primavera, e pegamos o tempo fechado, com alguns períodos rápidos de chuva e vento. E como grande parte do passeio é a céu aberto, a chuva pode atrapalhar um pouco. O Tales, nosso pequeno viajante, tinha 1 ano e 2 meses, e durante a chuva e vento nos abrigávamos em alguma lanchonete ou lojinha de souvenir, então o clima desfavorável não chegou a atrapalhar.

A loja de queijos Catharina Hoeve era o metro quadrado mais disputado pelos turistas. A entrada é gratuita, e existe uma infinidade de tipos de queijos à venda. As funcionárias usam trajes típicos, e tem degustação grátis de queijos variados, alguns muito diferentes, como queijo de mel e de lavanda. Com pouco espaço na mala, levamos apenas dois queijos, mas a vontade era comprar um de cada!

IMG_0512
Degustação de queijos na Catharina Hoeve.
IMG_0517
Tradicional stroopwafel a venda na queijaria Catharina Hoeve.

Outra loja que também estava apinhada de turistas era a loja de tamancos de madeira. Dei uma espiada por dentro, e vi que tinha demonstração de como são feitos, mas resolvemos não entrar, apenas tiramos fotos em sua fachada, que é uma das mais fofas do vilarejo.

IMG_0553
Parece que não tive muita paciência para esperar a foto perfeita!

Para comer, fomos ao restaurante De Kraai para provar as típicas panquecas holandesas, que são mesmo deliciosas! Tinha também uma sopinha de macarrão com legumes, acompanhada de pão, que foi perfeita para o Tales fazer uma refeição mais saudável com jeitinho de comidinha de mamãe.

IMG_0519
Moinhos em Zaanse Schans.
IMG_0522
Beira do rio Zaan.

A entrada em Zaanse Schans é gratuita, apenas a visitação em alguns moinhos é paga, mas não todos. Tem também passeio de barco pelo rio Zaan, que deve ser bem legal para ver os moinhos e casas de outra perspectiva, mas acabamos não fazendo. Nenhuma das atrações que visitamos foi paga, gastamos somente com o estacionamento e alimentação! Passamos um dia maravilhoso, recomendo muito a visita à Zaanse Schans!

img_0508.jpg
Tales aproveitou o passeio e voltou dormindo no canguru, agarradinho com a mamãe!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: