Oberammergau e Palácio Linderhof

Não tão conhecida entre os brasileiros como a Rota Romântica, há também na Alemanha a Rota dos Alpes, roteiro com cerca de 450 km passando por várias cidades dos Alpes alemães, próximo à fronteira com a Áustria. As cidades mais famosas dessa rota são Oberammergau e Garmisch-Partenkirchen, e quem finaliza a Rota Romântica em Füssen, assim como nós fizemos, pode estender a viagem para essa região.

IMG_0303
A incrível paisagem de Oberammergau

Garmisch-Partenkirchen é onde se localiza o pico mais alto da Alemanha, o Zugspitze, que pode ser visitado através de teleférico. A região de Garmisch-Partenkirchen também é procurada para a prática de esportes de inverno.

IMG_0340
Oberammergau, Rota dos Alpes na Alemanha

Escolhemos conhecer Oberammergau, uma cidadezinha bem pequena, cujos moradores em 1633, assolados pela peste, fizeram a promessa de que encenariam a Paixão de Cristo a cada 10 anos, caso ninguém mais morresse da doença. Deus atendeu as preces dos moradores, e desde então a peça é encenada, crescendo a cada apresentação e atraindo turistas do mundo inteiro. Em 2020 as apresentações acontecerão de 16 de maio a 4 de outubro, e este é o site oficial do evento, Passionsspiele Oberammergau, onde podemos ver a história da peça, os atores escolhidos para cada papel, os diretores, a orquestra.

IMG_0309
Detalhe da fachada da loja Der Heinzeller

Além disso, a cidade é muito charmosa devido às suas fachadas pintadas com afrescos, em sua maioria com motivos religiosos, emoldurada pelos picos nevados dos Alpes. As lojinhas são lindas, e vendem artigos típicos da Bavária, artigos religiosos e natalinos. Oberammergau também serve como base para visitar o Palácio de Linderhof e a Abadia de Ettal.

Ficamos hospedados no hotel Alte Post, que tem uma linda fachada decorada, restaurante com boa comida e preço justo, e está localizado bem no centrinho, de onde partimos para conhecer a cidade a pé, o que pode ser feito em poucas horas, já que a cidade é bem pequenininha.

O caminho para chegar a Oberammergau é maravilhoso! Quem vem de Füssen como nós, a dica é programar o GPS para o lago Plansee na Áustria, em seguida para o Palácio de Linderhof, e por fim Oberammergau. O trajeto todo terá 56 km, que percorremos em cerca de 3 horas, porque paramos para fotografar o lago e visitar o palácio. Estávamos na primavera, mesmo assim havia neve em todo o caminho. Uma fina camada imperceptível de gelo na pista, que só sabíamos por causa do símbolo aceso no painel do carro, e grandes placas nas encostas das montanhas. Dirigimos normalmente e com segurança. Ao longo do lago austríaco Plansee haviam acampamentos com barracas montadas e motorhomes. A paisagem é bem bonita. Descemos para fotografar rapidamente.

Cruzando a fronteira de volta à Alemanha, adentramos a floresta de Ettal (Ettaler Forst), onde paramos para visitar o Palácio de Linderhof, que foi construído pelo “rei louco” Ludwig II, assim como o castelo de Neuschwanstein. O caminho do estacionamento até o palácio é belíssimo, cercado por uma vegetação densa de coníferas, com os Alpes nevados ao fundo.

IMG_0261
Floresta de Ettal onde está o Palácio de Linderhof

Já no palácio, caminhamos pelos jardins e fontes, as flores estavam atrasadas por causa do frio atípico que fazia nesta primavera. A visita ao interior do palácio também não estava aberta, parecia fechada para reforma.

Em seguida, continuamos a viagem até Oberammergau, mas este passeio também pode ser combinado com a Abadia de Ettal e Garmisch-Partenkirchen. Por fim, visitamos Uffing e o lago Staffelsee, que serão assunto do próximo post.

Um comentário em “Oberammergau e Palácio Linderhof

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: