Landsberg am Lech, Steingaden, Füssen e Schwangau – Rota Romântica Alemã (parte 4 – final)

Landsberg am Lech

Saímos de Harburg em direção à Landsberg am Lech, onde chegamos com frio e chuva. O Tales dormia tranquilo e quentinho na cadeirinha do carro, e nos revezamos para fazer uma visita rápida à Mutterturm.

Essa torre serviu de inspirou para o castelo da Rapunzel, e está localizada em um pequeno parque que seria perfeito para um piquenique com o filhote, caso o tempo estivesse melhor. Dali temos também uma boa vista do rio Lech e suas casinhas coloridas em volta.

IMG_0065

Casas coloridas à beira do rio Lech

Landsberg foi a cidade onde Adolf Hitler ficou preso no ano de 1924, e na prisão escreveu seu livro Mein Kampf (“Minha Luta”), mas nem pesquisei sobre visita, já que não queria fazer turismo da desgraça com meu bebê de apenas 1 ano.

Almoçamos no restaurante Am Hexenturm, que assim como todos os outros restaurantes que fomos na Rota Romântica, tinha comida boa, atendimento impecável e preço justo. Um pouco limitados pelo frio e chuva, resolvemos seguir viagem.

Steingaden

Não visitamos a cidade propriamente dita, apenas a Igreja de Wies ou Wieskirche, uma igreja de peregrinação que atrai turistas do mundo todo. Haviam turistas orientais que me pareciam da China. A igreja é muito linda, principalmente as pinturas em afrescos no teto.

Na porta da igreja, a inscrição 20+C+M+B+19 feita em giz nos deixou novamente intrigados, afinal ela estava por todo lugar por onde passamos na Baviera! Perguntamos a um casal de amigos que visitaríamos na região após percorrermos a rota romântica, e eles nos explicaram que essa inscrição é feita próxima ao Natal por 3 crianças simbolizando os 3 reis magos (iniciais C, M e B), sendo os números 20 e 19 correspondentes ao ano (vimos inscrições de anos anteriores que não haviam sido apagadas também).

IMG_0075

Inscrição em giz simbolizando os 3 reis magos- tradição católica na Alemanha

IMG_0072

Wieskirche em clima frio e chuvoso na primavera

Seguimos viagem rapidinho, com 2 graus de temperatura e um símbolo de neve aceso no painel do carro, eu ficava cada vez mais preocupada com o clima, que piorava a medida que descíamos em direção ao sul.

Füssen

Nosso hotel em Füssen ficava bem no calçadão do centro da cidade. Demos uma pequena volta para olhar as lojinhas e logo nos abrigamos no restaurante do nosso próprio hotel, o Ludwigs. Comemos um joelho de porco que estava maravilhoso, e ganhei de cortesia um apfelstrudel de aniversário, acompanhado do parabéns com o sorriso mais lindo desse mundo, é para arrebentar as portas do céu e transbordar de tanto amor! Um aniversário inesquecível!

Na manhã seguinte seguimos para a cereja do bolo da Rota Romântica – o Castelo Neuschwanstein. O castelo é tão incrível que foi dele a inspiração para o Castelo da Cinderela da Disney! Ele está localizado no alto de um penhasco, em um cenário de tirar o fôlego de tão lindo!

IMG_0127

Castelo Neuschwanstein

Apenas avistamos o castelo pela ponte Marienbrücke, e decidimos não fazer o tour pelo interior. Estávamos satisfeitos em vê-lo por fora!

IMG_0131

Aliás, não todos nós, porque no caminho de ônibus até a ponte Marienbrücke, o Tales dormiu no canguru e perdeu a vista. Nem sentiu os floquinhos de neve que caíam. Talvez ele queira voltar quando estiver em uma volta ao mundo daqui a muitos anos, afinal, filho de viajante, mochileiro é! Mas claro que ele pode dizer que conhece o castelo, tá aí a foto para provar!

Próximo ao Castelo Neuschwanstein está o seu primo pobre, Hohenschwangau. Ele é lindo, mas competir lado a lado com o Neuschwanstein chega a ser covardia! Apenas fotografamos a vista do estacionamento, pobrezinho.

IMG_0121

Castelo Hohenschwangau

Demos uma chegada rápida à beira do lago Alpsee, também localizado ali no complexo do Neuschwanstein, pertinho do estacionamento e cercado de lojinhas de souvenir e restaurantes.

IMG_0166

Lago Alpsee

Schwangau

Os castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau estão localizados entre Schwangau e Füssen. A maioria dos turistas, assim como nós, se hospeda em Füssen para visitar os castelos. Depois de conhecer Schwangau, indico fortemente se hospedar por lá, a cidade é uma bela surpresa! Charmosa, com pinturas nas fachadas do comércio e das casas, um clima interiorano aconchegante, e a vista dos castelos na encosta das montanhas, além de não contar com a aglomeração de turistas que existe em Füssen.

IMG_0184.JPG

Restaurante em Schwangau com seu Biergarten fechado, clima frio inesperado na primavera!

Schwangau não estava no roteiro, apenas resolvemos procurar um restaurante não tão cheio como aqueles do entorno do castelo Neuschwanstein, e acertamos na escolha do s’ Wirtshaus im Weinbauer. Como todos que fomos na Alemanha, o atendimento é nota mil, comida farta e saborosa, preço justo.

E por fim, concluímos a rota romântica comprando algumas das maravilhosas cervejas alemãs no supermercado Feneberg de Schwangau, bem em frente ao restaurante onde almoçamos.

IMG_0194
Tales fazendo compras em Schwangau na Alemanha!

A rota romântica acaba aqui, mas nossa road trip continua pelo castelo de Linderhof, Oberammergau, Uffing e lago Plansee na Áustria. Acompanhem os próximos posts!

2 comentários em “Landsberg am Lech, Steingaden, Füssen e Schwangau – Rota Romântica Alemã (parte 4 – final)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: