Rota Romântica Alemã – introdução

Tudo começou com uma pesquisa de passagem “para qualquer lugar” no Skyscanner, quando acabei encontrando um voo direto a Frankfurt com preço imperdível. Passagens compradas, comecei a estudar o mapa do país para traçar um roteiro, e foi assim que me apaixonei pela Rota Romântica Alemã.

IMG_0142
Castelo Neuschwanstein

O que é

A Rota Romântica Alemã é um circuito turístico clássico que percorre a região sul da Alemanha (Bavária ou Baviera), criado pelo governo do país para incentivar o turismo nesta área e desviar o foco dos turistas da triste história do nazismo e segunda guerra mundial.

IMG_0045
Vista da cidade de Harburg

 

O circuito é maravilhoso, passando por cidades medievais, vilarejos românticos e castelos que inspiraram contos de fadas dos irmãos Grimm. Compreende 29 cidades em uma rota que vai de Wurzburg a Fussen (ou vice-versa) totalizando 460 km.

IMG_0062
Parque da torre Mutterturm em Landsberg am Lech

Esta foi uma das melhores viagens que já fizemos, superou demais as expectativas! As cidades, vilarejos, castelos e paisagens pelo caminho são de encher os olhos! São surpreendentes a hospitalidade, civilidade, educação e organização do povo alemão. Os restaurantes que comemos foram todos maravilhosos, sem exceção, com comida boa, atendimento impecável e preço justo.

IMG_9750.JPG
Castelo de Weikersheim

Recomendo demais a Rota Romântica também para quem viaja com crianças, o nosso pequeno viajante Tales foi muitíssimo bem tratado por onde passamos, comeu muito bem e ficou maravilhado com tudo que vimos!

IMG_0098
Centrinho de Füssen

Transporte

O ideal é alugar um carro para fazer esta viagem. Existe ônibus turístico e trem que fazem a rota, mas com certeza a viagem terá maior fluidez e flexibilidade com o carro. Para nós, a decisão de alugar o carro foi a mais acertada da viagem, pois mesmo na primavera pegamos dias de frio e chuva, também tínhamos carrinho de bebê e mala grande para levar.

IMG_9654
Autobahn de Frankfurt a Würzburg

 

Retiramos o carro no Aeroporto de Frankfurt, foi tudo rápido e simples. Mesmo sendo a primeira vez que alugávamos um carro no exterior e nos comunicando com inglês básico, não tivemos dificuldade alguma em retirar o carro, dirigir pelas estradas alemãs e devolver o carro.

Traçando a Rota

São 29 cidades que compõem a Rota Romântica. Algumas maiores, outras são vilarejos realmente pequenos, e há ainda as mais turísticas devido a alguma atração em especial. Atenção para o GPS, que sempre que possível irá te direcionar para a pista de alta velocidade. Mas grande parte do encanto desta viagem está na beleza dos pequenos vilarejos e paisagens das estradas secundárias.

IMG_9773
Sobre o caminho

Caso queira passar por todas as cidades da rota, a dica é colocar no GPS sempre a próxima cidade, mesmo que não tenha a intenção de parar nela, para que o trajeto seja feito pela estrada secundária e não pela Autobahn. Passando por todas as cidades, a rota terá 460 km.

IMG_9783
Ainda sobre o caminho

Seguem as 29 cidades ordenadas no sentido Wurzburg a Fussen: Wurzburg, Wertheim, Tauberbischofsheim, Lauda-Konigshofen, Bad-Mergentheim , Weikersheim, Rottingen, Creglingen, Rothenburg ob der Tauber, Shillingsfurst, Feuchtwangen, Dinkelsbühl , Wallerstein, Nordlingen, Harburg , Donauworth , Rain, Augsburg , Friedberg, Landsberg am Lech, Hohenfurch, Schongau, Peiting, Rottenbuch, Wildsteig, Steingaden, Halblech, Schwangau, Fussen.

Nós passamos pelas 10 cidades que estão em negrito, algumas brevemente e outras exploramos melhor, depois esticamos um pouquinho em direção aos Alpes. Irei detalhar nosso roteiro nos próximos posts, e espero que ajude na elaboração do seu!

Onde dormir

Alguns viajantes preferem não reservar previamente os hotéis quando fazem a Rota Romântica, deixando o roteiro mais livre para ir de uma cidade a outra podendo passar mais tempo em umas, menos em outras, e dormindo na última cidade do dia. Mas como viajamos com nosso bebê, preferimos ter a segurança de estar com a reserva feita, o que foi ótimo já que pegamos vários períodos do dia com chuvisco e frio, o que teria complicado a procura por hotel de última hora.

 

Para isso, estudei bem as atrações de cada cidade para escolher onde passar, e assim decidimos passar 4 noites na Rota Romântica, dormindo em Wurzburg, Rothenburg ob der Tauber, Harburg e Fussen. Em Harburg tivemos a maravilhosa experiência de dormir dentro do castelo de Harburg, incrível!

IMG_9941
Castelo de Harburg

Quanto tempo ficar

Depende muito do estilo do viajante, mas de um modo geral 3 dias inteiros é o mínimo que eu recomendo. São muitas cidades, com diversas opções de passeios, palácios, belezas naturais, lojinhas e gastronomia. Com uma boa pesquisa, podemos identificar os lugares da nossa preferência, mas muitos pelo caminho irão surpreender e podemos gastar mais tempo que o planejado.

IMG_0166
Lago Alpsee

Nós ficamos 4 dias inteiros na Rota Romântica, sem contar o dia da chegada, depois demos uma esticadinha para os arredores totalizando 6 dias nesta road trip pela Alemanha, que valeu muito a pena.

IMG_9680
Palácio Residenz em Würzburg

Em seguida, publicarei os post detalhando cada cidade e atração que visitamos na Rota Romântica Alemã e arredores.

  • Wurzburg, Weikersheim – Rota Romântica Alemã (parte 1)
  • Rothenburg ob der Tauber – Rota Romântica Alemã (parte 2)
  • Dinkelsbühl, Nördlingen e Harburg – Rota Romântica Alemã (parte 3)
  • Landsberg am Lech, Steingaden, Füssen e Schwangau – Rota Romântica Alemã (parte 4)
  • Oberammergau e Palácio Linderhof
  • Uffing: Biergarten Alpenblick e festival Maibaum

 

 

 

Um comentário em “Rota Romântica Alemã – introdução

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: