Roteiro de 3 dias em Luang Prabang

Luang Prabang estava apinhada de turistas, o que me fez refletir sobre quais são os motivos que levam as pessoas a incluirem o Laos em seu roteiro de viagem. Acredito que seja pela posição geográfica estratégica no sudeste asiático, a forte religiosidade, o estilo de vida pacato que atrai os simpatizantes do estilo slow travel, os passeios de elefante e as deslumbrantes cachoeiras Kuang Si e Tad Sae.

Neste último post sobre o Laos, vou fazer um breve resumo do que fazer em Luang Prabang em 3 dias – ou mais, caso você seja da turma do slow travel!

1) Cachoeiras Kuang Si e Tad Sae

Exóticas, deslumbrantes, rendem momentos muito agradáveis de contato com a natureza bruta, além de maravilhosas fotos de viagem!

Confira o post completo sobre as cachoeiras Kuang Si e Tad Sae!

2) Passeio de elefante

Apesar de polêmica, essa atividade é muito procurada pelos turistas que visitam o Laos, terra dos milhões de elefantes. Afinal, é possível fazê-la de forma consciente, sem contribuir com a exploração animal?

IMG_6537
Passeio com elefantes no rio Nam Khan
MVI_6569_Moment(2)_Moment
Passeio de elefante em Luang Prabang

Veja o post completo sobre o nosso passeio de elefante em Luang Prabang, e faça sua escolha!

3) Templos budistas

Luang Prabang tem uma religiosidade intensa, que podemos conferir nos diversos templos, nos monges espalhados por toda a cidade com seus trajes alaranjados, e na cerimônia da Ronda das Almas, que falarei no final do post.

Se engana quem acha que os tempos serão mais do mesmo já visto na Tailândia. Aqui no Laos eles são bem diferentes!

Se tiver interesse, temos um post com os templos budistas de Luang Prabang, com mapa!

4) Pôr-do-sol no Mount Phousi

O mirante do Mount Phousi oferece vista para o pôr-do-sol mais espetacular que já vi até hoje! Em alguns minutos o céu se tinge em tons de laranja, e o conjunto com as montanhas e o leito do gigante Mekong tornam a vista ainda mais deslumbrante!

40-laos
Pôr do sol em Luang Prabang – Laos

39-laos

5) Morning Market

Se tem uma coisa que amo visitar em qualquer destino, é um mercado local! O Morning Market de Luang Prabang vende frutas, verduras, legumes, além de iguarias excêntricas como ratos desidratados, sapos vivos e larvas.

6) Feirinha de artesanato

Basta anoitecer que as barracas de artesanato começam a abrir, uma seguida da outra, e ocupam toda a rua principal da cidade. Os produtos são lindos e com preços ótimos! São quadros com motivos budistas e diversos souvenirs, duvido sair da cidade sem comprar nada!

7) Lao BBQ

Não deixe o país sem provar o típico churrasco laosiano! Feito com carne de búfalo em um recipiente onde nós mesmos vamos grelhando a carne no centro, enquanto legumes e noodles são cozidos ao redor em um delicioso caldo. Imperdível!

32-laos

Fomos no restaurante Dyen Sabai, cujo acesso se dá pela ponte de bambu que é uma atração por si só. O restaurante é ótimo, recomendo demais!

8) Flanar

Andar sem rumo e sem pressa pelas ruas de Luang Prabang será sempre um bom programa! Descubra um café, uma cena inusitada, uma imagem que te encante!

9) Centro de etnologia e artes tradicionais

Pequeno museu com exposição sobre a cultura e etnias que compõem o povo laosiano. Dá para visitar em cerca de meia hora!

IMG_7143IMG_7145

10) Ronda das Almas

Cerimônia budista de significado único, onde os monges coletam doação de alimento antes do nascer do sol, foi desrespeitosamente transformada em atração turística. O que era para ser um evento emocionante de se presenciar, virou uma avacalhação imensa por causa do turismo em massa. Os turistas sem noção tiram fotos com flash na cara dos monges, atrapalham o caminho da procissão, e doam porcarias industrializadas em vez de comida de verdade. A Camila Navarro do blog Viaggiando tem um post reflexivo maravilhoso sobre a ronda das almas, que traduz exatamente o que eu senti. Caso queira ver de qualquer maneira, mantenha distância, seja discreto e tire fotos sem flash. As minhas fotos ficaram péssimas, com zoom e sem flash, pois fiz o possível para tentar não atrapalhar o ritual. Mesmo assim me senti uma intrusa ali.

 

Este foi o nosso roteiro por Luang Prabang, mas ainda há outras coisas a fazer, como visitar as Pak Ou Caves, o bar Utopia, o boliche, os restaurantes renomados ou fazer uma massagem laosiana. Seu roteiro foi diferente? Me conte nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: