Passeio de elefante em Luang Prabang

Assim que incluímos o Laos no nosso roteiro pelo sudeste asiático, tivemos que decidir entre fazer ou não um passeio com elefantes. Sempre que o destino de viagem inclui uma atração turística com animais, meu coração fica dividido, afinal, é possível fazê-lo de maneira consciente, sem financiar a exploração animal?

IMG_6578.JPG
Treinadores (mahouts) passeiam com elefantes pelo rio Nam Khan

O Laos é conhecido como a terra de um milhão de elefantes, apesar que hoje em dia não restam mais que poucos milhares, infelizmente. Dezenas de agências em Luang Prabang oferecem passeios com elefantes, e após uma extensa pesquisa na internet, resolvemos conhecer a Elephant Village, um santuário de elefantes voltado à proteção e reabilitação da espécie.

IMG_6532
Elefantes bem cuidados na Elephant Village

Optamos pelo passeio de dia inteiro, fizemos a reserva e pagamento antecipados pelo site, e no horário combinado a van nos buscou em nosso hotel em Luang Prabang. Assim que chegamos, fomos recebidos por um funcionário, que nos explicou um pouco sobre o trabalho da Elephant Village.

IMG_6760
Paisagem montanhosa e rio Nam Khan em Luang Prabang

Ele nos disse que a extração ilegal de madeira e a caça predatória são os maiores responsáveis pela redução drástica da quantidade de elefantes no Laos. Os elefantes da fazenda Elephant Village foram resgatados do trabalho abusivo na indústria madeireira, e hoje recebem assistência veterinária e vivem livres na grande fazenda da propriedade. Eles também fazem um trabalho interessante com as fezes dos animais, que antes eram um problema pelo enorme volume, e hoje são transformadas em papel reciclado, vendido na forma de marcadores de livros e blocos de anotação como souvenir!

MVI_6569_Moment(2)_Moment
Olha lá eu, morrendo de medo da altura!

Após essa introdução seguimos ao passeio em si. Cada elefante leva apenas uma pessoa, além do seu treinador, chamado mahout. Vamos ambos sentados no pescoço do elefante, sem qualquer tipo de cadeira ou instrumento para guiar os animais. Eles vão caminhando lentamente por dentro do rio Nam Khan, e depois são recompensados com bananas, que nós mesmos oferecemos nesta primeira parada. Logo em seguida é servido o almoço, com comidinha simples e saborosa.

IMG_6537
Passeio com elefantes no rio Nam Khan

Depois seguimos de canoa para conhecer o berçário, onde ficam os dois adoráveis filhotes que nasceram na propriedade, um macho e uma fêmea! No caminho haviam búfalos soltos, que se aproximaram para nos observar, curiosos.

Por fim, entramos novamente no rio Nam Khan em cima dos nossos elefantes, para um banho que foi bem divertido. Os elefantes seguiram de volta à fazenda, e nós fomos de canoa conhecer a cachoeira Tad Sae, que fica próxima à propriedade, mas esse é assunto para o próximo post!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: