Templos Budistas em Luang Prabang

Já havíamos passado pela Tailândia e pelo Vietnã, onde saímos da caótica Hanói com destino à pacata Luang Prabang, uma pequena cidade ao norte do Laos, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e principal destino turístico do país. Situada em uma região montanhosa, com rica vegetação e às margens do gigante Mekong, esta cidadezinha super espiritualizada é repleta de templos budistas e monges com seus inconfundíveis trajes alaranjados. Preparei um roteiro para visita aos principais templos, e confesso que a expectativa não era muito grande, pois havíamos visitados os esplendorosos templos budistas em Bangkok, e por isso pensei que seria mais do mesmo. Ledo engano, a beleza, o encanto e o estilo arquitetônico dos templos laosianos são únicos. Como a cidade é bem pequena, dá para conhecer todos os principais templos a pé, o que também permite explorar as dezenas de outros templos menores que estão pelo caminho!

Wat Xieng Thong

Construído entre os anos 1559 e 1560, a pedido do Rei Setthathirath, o Wat Xieng Thong (Templo da Cidade Dourada) é o mais importante templo budista de Luang Prabang, e um grande representante de sua arquitetura e religiosidade.

IMG_7112.JPG

O prédio principal é construído em madeira com pinturas douradas, ornamentado com mosaicos de vidro colorido, com a icônica árvore da vida na parede externa dos fundos.

 

Outra construção importante do Wat Xieng Thong é a Casa da Carruagem Real, este templo vermelho e dourado. O seu interior guarda uma carruagem fúnebre com a representação da serpente de 7 cabeças, que carrega urnas funerárias com as cinzas dos últimos reis do Laos.

IMG_7080.JPG

Ao redor da carruagem fúnebre estão dezenas de estátuas do Buda em madeira. As paredes internas são vermelhas, decoradas com os tradicionais mosaicos em vidro.

Ainda no mesmo complexo de templos podemos ver estupas, monastérios e jardins. É um lugar que transmite muita paz, e é muito gostoso passear por ele observando o dia a dia dos monges e dos fiéis, que fazem suas orações tranquilamente em meio aos turistas.

Não vá com pressa ao Wat Xieng Thong, pois cada um destes pequenos templos guarda surpresas incríveis em seu interior. Meu preferido foi este, com o Buda mais elegante que vi em toda a viagem pelo sudeste asiático!

IMG_7101IMG_7103IMG_7108

Os pequenos templos ao redor do complexo são cheios de detalhes.

Até as menores estupas guardam altares deslumbrantes:

 

Na saída do Wat Xieng Thong há algumas barracas vendendo artesanato e outros souvenirs.

 

Haw Pha Bang e Palácio Real

Um grande complexo situado na avenida principal abriga o templo Haw Pha Bang, o Museu do Palácio Real, o Teatro do Palácio Real e uma estátua do Rei Sisavangvong, além de um lindo jardim.

IMG_6850
Haw Pha Bang
IMG_6848
Haw Pha Bang

 

O templo Haw Pha Bang chama a atenção de longe, e é difícil passar pela avenida sem fotografá-lo, tamanha sua beleza! Ricamente ornamentado, este templo moderno cuja construção foi finalizada apenas em 2006, é o local onde abriga o Buda Pha Bang, que deu o nome à cidade. Infelizmente não é permitido fotografar o seu interior.

O antigo Palácio Real construído em 1904 a pedido do Rei Sisavangvong, hoje abriga o Museu do Palácio Real, e conta com uma coleção incrível de peças da época da monarquia no Laos. Também não é permitido tirar fotos no interior do museu, apenas da fachada – que eu acabei esquecendo, distraída com essa cena inusitada dos monges fotografando em frente ao templo!

IMG_6882

Ainda dentro do mesmo complexo, estão o Teatro do Palácio Real e uma estátua do Rei Sisavangvong. Neste teatro acontecem espetáculos de dança típica voltados para turistas, geralmente às 18h, mas não tivemos tempo para assistir.

IMG_6866
Teatro do Palácio Real e o Rei Sisavangvong

Wat Sensoukharam

Os próximos templos que vou mostrar são secundários, e estivemos neles apenas de passagem. Estão localizados entre os templos principais, alguns estavam fechados, e outros pareciam um pouco descuidados.

IMG_7041.JPG
Wat Sensoukharam

 

Wat Sibounheuang

Outro templo que vimos apenas de passagem, mas não menos belo!

Wat Nong Sikhounmuang

Este templo parece funcionar como um monastério. É maravilhoso, mas vimos apenas de passagem.

IMG_7131
Wat Nong Sikhounmuang
IMG_7127
Wat Nong Sikhounmuang

Wat Syrimoungkoun Xaiyaram

Também de passagem!

IMG_7050.JPG
Wat Syrimoungkoun Xaiyaram

 

Wat Sop Sickharam

É incrível como após alguns dias na cidade de Luang Prabang, nós nos acostumamos com a paisagem, e começamos a passar despercebidos por alguns templos. O Wat Sop Sickharam, por exemplo, eu nem fotografei o templo principal, apenas este templo secundário no meio dos jardins.

IMG_7048.JPG

 

Por fim, vou deixar o mapa com a localização destes templos em Luang Prabang. Lembrando que estes são apenas alguns dos muitos templos da cidade! Nós ficamos 4 dias em Luang Prabang, e conhecemos estes templos do post. Quem tiver mais tempo, ou se interessar muito em conhecer todos (ou quase todos) os templos, ainda tem muitas outras opções!

4 comentários em “Templos Budistas em Luang Prabang

Adicione o seu

  1. gosto muito do blog. textos muito bem escritos, na medica, curtos e valorizam o que fala muito – as imagens – e longos, também na medida, quando necessários. um prazer e uma alegria muito grande para e ficar por aqui. os templos dão a paz e a harmonia que tanto desejo. muito obrigado. o meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada, Chronosfer!!! O começo do blog é meio difícil, mas aos poucos está se transformando em um passatempo divertido, e vou tentando deixá-lo mais interessante! Adoro suas fotografias, são inspiradoras!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: