Vale Sagrado dos Incas – Moray e Maras

Pontos turísticos alternativos da região de Cusco, as ruínas de Moray e as Salineras de Maras são menos procurados e mais vazios em relação aos outros sítios arqueológicos que visitamos no Vale Sagrado – Pisaq, Chinchero e Ollantaytambo. O tour é vendido normalmente em conjunto, por estarem localizados bem próximos um do outro. Como eu fazia questão de incluir Moray e Maras no nosso roteiro, e só tínhamos um dia para o Vale Sagrado, otimizamos nosso tempo contratando um tour privado com motorista e guia turístico na empresa Cusco Transport & Tours, e assim conseguimos visitar os 5 locais em um tour personalizado de 10 horas.

MORAY

IMG_3041.JPG

O sítio arqueológico de Moray, constituído de gigantescos terraços circulares, é cercado de mistérios. Mesmo com toda sua sabedoria, a civilização Inca nunca desenvolveu uma escrita, e por isso existem algumas teorias divergentes em relação a Moray. A mais aceita é de que Moray funcionava como uma espécie de laboratório agrícola.

IMG_3055.JPG

Cada nível dos terraços circulares possui um microclima, com temperatura, pressão e umidade próprios, o que permitia uma diferença de até 15 graus Celsius do nível mais baixo até o mais alto. Isso propiciava a realização de experimentos agrícolas, resultando em um grande desenvolvimento de técnicas de plantio e colheita.

IMG_3078.JPG

Também é possível notar a presença de sistemas de drenagem de água e irrigação entre um terraço e outro:

IMG_3050.JPG

Não sei se está dando para perceber a dimensão do lugar através das fotos. Moray é gigantesca, impressionante, e tem uma energia incrível! Vou colocar uma foto onde há 5 pessoas (uma dupla e um trio) destacadas com círculos vermelhos, para tentar mostrar a imensidão das ruínas.

 

moray - pessoas.JPG

Estes terraços foram restaurados, e estão em perfeito estado de conservação. Além deles, há outros terraços menores, que ainda não foram completamente recuperados.

IMG_3057.JPG
Terraço de Moray em restauração

Vou deixar o link para quem quiser ver Moray no satélite do Google!!!! Incrível, não é?

SALINERAS DE MARAS

A pequena cidade de Maras abriga uma área de extração de sal um tanto quanto curiosa. Localizada a centenas de quilômetros de distância do mar, as Salineras de Maras consistem de milhares de pequenos tanques rasos na encosta de uma montanha, por onde a água salgada é canalizada para evaporar e originar o sal.

IMG_3090.JPG
Salineras de Maras vistas da estrada

Nosso guia nos levou próximo da nascente, onde vimos uma pequena correnteza com água extremamente salgada! Esta água que é canalizada para as piscininhas, evaporando e originando o sal, que é extraído e comercializado pelas famílias locais.

IMG_3092.JPG

 

No próprio local funciona um comércio com diversas barracas, onde podemos comprar o sal de Maras em muitas variedades (sal com ervas para fins medicinais, sal para uso culinário, flor de sal), além de produtos derivados, como chocolates finos com flor de sal. Devo ter me empolgado nas compras, pois não tirei nenhuma foto das vendinhas!

IMG_3112IMG_3095

Vale muito a pena reservar um dia da viagem para conhecer Moray e Maras, ou mesmo encaixá-los em um tour privado, como fizemos. São lugares realmente preciosos!

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: