Vale Sagrado dos Incas – Pisaq, Chinchero e Ollantaytambo

O Vale Sagrado é composto por diversas ruínas arqueológicas da civilização Inca, localizadas no vale do Rio Urubamba, margeado pelos andes peruanos, nos arredores de Cusco. Para visitá-las é necessário adquirir o boleto turístico, uma espécie de ticket que é conferido na entrada de cada atração visitada, e que pode ser comprado em qualquer um dos sítios arqueológicos, na guarita da entrada.

IMG_2952.JPG
Vale do rio Urubamba

O tour para o Vale Sagrado é amplamente oferecido na cidade de Cusco, e é bem fácil conseguir um bom negócio na hora. Como só tínhamos um dia para conhecer o Vale Sagrado, precisamos otimizar o nosso tempo, e para isso contratamos um tour privado, com motorista e guia turístico, na empresa Cusco Transport & Tours. Tudo foi combinado por e-mail, e eles compareceram no hotel sem atraso. Nosso tour foi feito sem pressa, com duração de 10 horas, e saiu tudo conforme planejado.

IMG_2961.JPG
Vale do rio Urubamba. No canto inferior esquerdo, a estrada que leva aos sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas

 

PISAQ

Nossa primeira parada foi em Pisaq. Logo na entrada, o sítio se destaca pela grandiosidade, com seus imensos terraços agrícolas.

IMG_2970.JPG
Visão panorâmica de Pisaq

Pisaq também conta com um vilarejo famoso por sua feira de artesanato. Como não tínhamos tempo sobrando, ficamos apenas no sítio arqueológico.

 

 

Logo na primeira parada do nosso tour pelo Vale Sagrado, vimos a importância de ter contratado um guia turístico, fez toda diferença para entender o que se passava por ali. Sem nosso guia, não teríamos notado que Pisaq abriga o maior cemitério Inca já descoberto, logo eu, que amo uma história macabra! O cemitério ocupa toda a montanha que circunda Pisaq. Cada buraco desses contém um corpo, porém, infelizmente, muitos túmulos foram violados e saqueados.

 

 

 

CHINCHERO

Chinchero, nossa segunda parada, é um pequeno povoado Inca, devastado pelos espanhóis durante a colonização.

IMG_3005.JPG
Artesãos em Chinchero

Depois da destruição, a vila foi reconstruída, e a bases das construções incas foi reaproveitada. Observem que a porção inferior é feita de pedras encaixadas, no estilo de construção Inca, enquanto que a porção superior foi reconstruída em alvenaria.

IMG_3013.JPG
Chinchero

No local foi construída uma igreja católica, que até hoje celebra missas no idioma Quéchua. O interior da igreja é muito bonito, o altar, as paredes e até o teto são ricamente adornados, mas não é permitido fotografar.

 

 

 

OLLANTAYTAMBO

Ollanta, para os íntimos, é uma cidade encantadora, e suas ruínas arqueológicas são lindas! A exemplo de Machu Picchu, em Ollantaytambo podemos ver o grande conhecimento de engenharia e planejamento urbano dos Incas: as fontes de água funcionam até hoje, bem como o sistema de drenagem de água, e as construções de pedra com encaixe perfeito permanecem praticamente intactas .

IMG_3172.JPG
Ollantaytambo

O sítio arqueológico possui uma grande escadaria, com essa vista maravilhosa da cidade.

 

Um detalhe curioso nas ruínas de Ollanta, é a presença de silos para armazenamento de grãos, localizados no alto das montanhas, onde a temperatura é mais baixa, com menor umidade, o que conservava o alimento por mais tempo.

IMG_3153
Olha lá o silo, bem no meio da montanha
IMG_3123
Detalhe do silo
IMG_3151
Ollantaytambo
IMG_3177
Ollantaytambo

O centrinho da cidade é uma graça, cheio de restaurantes fofos.

IMG_3244.JPG
Restaurante no centro de Ollantaytambo

Nosso tour pelo Vale Sagrado terminou em Ollanta, onde nosso motorista e guia seguiram de volta para Cusco, e nós pegamos o trem para Águas Calientes. Também visitamos as ruínas de Moray e as Salineras de Maras, assunto do próximo post!

2 comentários em “Vale Sagrado dos Incas – Pisaq, Chinchero e Ollantaytambo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: