Cruzeiro de 2 dias em Ha Long Bay

Ha Long Bay, meu lugar preferido no mundo(!), está localizada a 170 km da capital Hanói, ao norte do Vietnã, quase na fronteira com a China. Patrimônio mundial da UNESCO e também uma das 7 maravilhas naturais do mundo, a baía é formada por milhares de ilhotas de calcário não habitadas, recobertas parcialmente por uma vegetação densa, que emergem do mar verde esmeralda formando o cenário mais surreal que já vi na vida! É natureza selvagem, bruta e exuberante, ainda não afetada pelo turismo em massa. Coisa linda de se ver!

IMG-20170502-WA0059
Vista de Ha Long Bay do mirante da caverna Sung Sot, também camada Surprise Cave.

COMO CHEGAR: Dezenas de agências de turismo oferecem em Hanói o passeio para Ha Long bay. São basicamente três opções: bate-volta, cruzeiro de 2 dias/1 noite e cruzeiro de 3 dias/2 noites. Após uma pesquisa incansável, fechamos com a Glory Legend Cruises por US$250 para o casal, o cruzeiro de 2 dias e uma noite, diretamente no site. Recomendo fortemente esta empresa! Funcionários prestativos, barco novo, quarto excelente, refeições maravilhosas, ou seja, oferecem um serviço impecável!

O translado de van estava incluso no nosso pacote. A van atrasou cerca de 40 minutos, provavelmente devido ao trânsito insano da capital, e o trajeto de 170 km até Ha Long levou cerca de 4 horas. Por isso não indico o passeio de um dia, pois serão quase 10 horas de estrada, para apenas 4 horas no destino. E Ha Long merece muito mais!

IMG_5943
Pier com os navios da Glory Legend Cruises.

Era 24 de dezembro, e passaríamos o Natal com completos desconhecidos em alto mar, em um cruzeiro no Vietnã, eu mal podia acreditar que aquilo tudo era real! Conhecemos o Marcão, que estava mochilando sozinho pelo sudeste asiático, e que nos fez companhia durante o cruzeiro. Chegando no pier, recebemos algumas orientações e logo recebemos nossas chaves do quarto.

Isso que eu chamo de um quarto com uma vista!!! Pegamos o tempo nublado nos dois dias, com muita névoa e nenhum raio solar, o que prejudicou um pouco as fotos, mas não diminuiu a beleza do lugar, Ha Long é impressionante com qualquer clima!

Existe toda uma lenda local envolvendo dragões, que explica de forma lúdica a formação da baía de Halong. Fato é que a geografia da região, com suas milhares de ilhotas de pedra, ajudou a proteger o local das invasões que vinham do norte.

A paisagem é tão deslumbrante e exótica, que faltam palavras para descrever. A sensação de estar ali e poder ver toda aquela exuberância com seus próprios olhos é incrível, Ha Long me emocionou de verdade. Mesmo nublado!

23 - halong
A foto não está em preto e branco! O dia nublado deu o tom cinza misterioso, quase sinistro.

O cruzeiro oferecia todas as refeições (apenas bebidas eram pagas à parte), incluindo uma ceia especial de Natal! Entre as atividades eram servidas as refeições, enquanto o barco seguia navegando.

 

No primeiro dia, fizemos kayaking, e em seguida paramos em uma ilhota com uma pequena praia, onde havia um mirante acessível por escadas rusticamente esculpidas com as pedras. A vista de lá de cima é de tirar o fôlego!!! Nessa ilhota também existem alguns quiosques vendendo bebidas, alimentos e souvenirs, a única das formações rochosas com alguma estrutura para os turistas.

IMG-20170502-WA0077
Vista do mirante.
IMG-20170502-WA0080
Prainha em uma das ilhotas.
IMG-20170502-WA0069
Nosso kayak visto pelo Marcão.

Ao entardecer, subimos no deck onde tivemos uma mini aula de culinária e fizemos rolinhos vietnamitas, enquanto tomávamos uma Ha Long beer e esperávamos o jantar de Natal. A ceia estava divina, cheia de frutos do mar, mas na empolgação esqueci de fotografar!

IMG-20170502-WA0088
Feliz Natal!

No dia seguinte, visitamos a caverna Sung Sot, também camada Surprise Cave. Existem diversas cavernas na região. Esta que visitamos é imensa, constituída de várias grutas interligadas, repletas de estalactites e estalagmites, e tem um mirante com vista linda para a baía de Halong.

Como vemos nas fotos, foi feito um trajeto para os turistas, preservando ao máximo a estrutura da caverna. Mas não sei de quem foi a ideia de iluminar o ambiente com luzes artificiais coloridas, dando um tom fake para esse lugar tão fantástico.

O segundo dia se encerra após o almoço, com a chegada de volta ao pier e traslado com a van até Hanói. Mesmo sabendo que ainda teria muitos lugares para visitar depois de Ha Long Bay, a despedida foi triste. Eu amei tanto esse lugar, que me imagino voltando daqui 10 anos, mas dessa vez para ficar 3 dias!

E por fim, quem assistir ao filme Kong: a ilha da caveira, verá lindas paisagens de Ha Long Bay! Ainda não assisti, não gosto do gênero do filme, mas verei só por Halong!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: