Cruzeiro de 2 dias em Halong Bay

Halong Bay, meu lugar preferido no mundo(!), está localizada a 170 km da capital Hanói, ao norte do Vietnã, quase na fronteira com a China. Patrimônio mundial da UNESCO e também uma das 7 maravilhas naturais do mundo, a baía é formada por milhares de ilhotas de calcário não habitadas, recobertas parcialmente por uma vegetação densa, que emergem do mar verde esmeralda formando o cenário mais surreal que já vi na vida! É natureza selvagem, bruta e exuberante, ainda não afetada pelo turismo em massa. Coisa linda de se ver!

IMG-20170502-WA0059
Vista de Ha Long Bay do mirante da caverna Sung Sot, também camada Surprise Cave.

COMO CHEGAR: Dezenas de agências de turismo oferecem em Hanói o passeio para Halong bay. São basicamente três opções: bate-volta, cruzeiro de 2 dias/1 noite e cruzeiro de 3 dias/2 noites. Após uma pesquisa incansável, fechamos com a Glory Legend Cruises por US$250 para o casal, o cruzeiro de 2 dias e uma noite, diretamente no site. Recomendo fortemente esta empresa! Funcionários prestativos, barco novo, quarto excelente, refeições maravilhosas, ou seja, oferecem um serviço impecável!

O translado de van estava incluso no nosso pacote. A van atrasou cerca de 40 minutos, provavelmente devido ao trânsito insano da capital, e o trajeto de 170 km até Halong levou cerca de 4 horas. Por isso não indico o passeio de um dia, pois serão quase 10 horas de estrada, para apenas 4 horas no destino. E Halong merece muito mais!

IMG_5943
Pier com os navios da Glory Legend Cruises.

Era 24 de dezembro, e passaríamos o Natal com completos desconhecidos em alto mar, em um cruzeiro no Vietnã, eu mal podia acreditar que aquilo tudo era real! Conhecemos o Marcão, que estava mochilando sozinho pelo sudeste asiático, e que nos fez companhia durante o cruzeiro. Chegando no pier, recebemos algumas orientações e logo recebemos nossas chaves do quarto.

Isso que eu chamo de um quarto com uma vista!!! Pegamos o tempo nublado nos dois dias, com muita névoa e nenhum raio solar, o que prejudicou um pouco as fotos, mas não diminuiu a beleza do lugar, Halong é impressionante com qualquer clima!

Existe toda uma lenda local envolvendo dragões, que explica de forma lúdica a formação da baía de Halong. Fato é que a geografia da região, com suas milhares de ilhotas de pedra, ajudou a proteger o local das invasões que vinham do norte.

A paisagem é tão deslumbrante e exótica, que faltam palavras para descrever. A sensação de estar ali e poder ver toda aquela exuberância com seus próprios olhos é incrível, Halong me emocionou de verdade. Mesmo nublado!

23 - halong
A foto não está em preto e branco! O dia nublado deu o tom cinza misterioso, quase sinistro.

O cruzeiro oferecia todas as refeições (apenas bebidas eram pagas à parte), incluindo uma ceia especial de Natal! Entre as atividades eram servidas as refeições, enquanto o barco seguia navegando.

 

No primeiro dia, fizemos kayaking, e em seguida paramos em uma ilhota com uma pequena praia, onde havia um mirante acessível por escadas rusticamente esculpidas com as pedras. A vista de lá de cima é de tirar o fôlego!!! Nessa ilhota também existem alguns quiosques vendendo bebidas, alimentos e souvenirs, a única das formações rochosas com alguma estrutura para os turistas.

IMG-20170502-WA0077
Vista do mirante.
IMG-20170502-WA0080
Prainha em uma das ilhotas.
IMG-20170502-WA0069
Nosso kayak visto pelo Marcão.

Ao entardecer, subimos no deck onde tivemos uma mini aula de culinária e fizemos rolinhos vietnamitas, enquanto tomávamos uma Ha Long beer e esperávamos o jantar de Natal. A ceia estava divina, cheia de frutos do mar, mas na empolgação esqueci de fotografar!

IMG-20170502-WA0088
Feliz Natal!

No dia seguinte, visitamos a caverna Sung Sot, também camada Surprise Cave. Existem diversas cavernas na região. Esta que visitamos é imensa, constituída de várias grutas interligadas, repletas de estalactites e estalagmites, e tem um mirante com vista linda para a baía de Halong.

Como vemos nas fotos, foi feito um trajeto para os turistas, preservando ao máximo a estrutura da caverna. Mas não sei de quem foi a ideia de iluminar o ambiente com luzes artificiais coloridas, dando um tom fake para esse lugar tão fantástico.

O segundo dia se encerra após o almoço, com a chegada de volta ao pier e traslado com a van até Hanói. Mesmo sabendo que ainda teria muitos lugares para visitar depois de Halong Bay, a despedida foi triste. Eu amei tanto esse lugar, que me imagino voltando daqui 10 anos, mas dessa vez para ficar 3 dias!

E por fim, quem assistir ao filme Kong: a ilha da caveira, verá lindas paisagens de Ha Long Bay! Ainda não assisti, não gosto do gênero do filme, mas verei só por Halong!!!

2 comentários em “Cruzeiro de 2 dias em Halong Bay

Adicione o seu

    1. Muito obrigada, Valdimir! Quando me perguntam qual foi o lugar que mais amei até hoje, a resposta está na ponta da língua! Halong bay! Vale muito a pena a visita! O museu de belas artes de Hanoi também me emocionou demais, e ajudou a colocar o Vietnã no topo, tô devendo um post!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: